ARTIGO | A força e perseverança da JMV na Amazônia

postado em: Artigos | 0
{…} “Tenho certeza que acontece o mesmo com todos aqueles que passaram pelo Conselho JMV Amazônia, que apesar de todas as dificuldades como distância geográfica, custos de viagem e tempo pessoal, sempre se doaram com amor e dedicação. Assim, também me esforço doando minha vida, fazendo o possível para que nossa associação cresça cada dia, mesmo em cantos mais remotos do nosso Brasil, que tem necessidade da presença de pessoas que vivam o Carisma Vicentino.”

21462649_965547043584666_6989149581594422531_n

Querida JMV do Brasil,

Antes de tudo, desejo um feliz ano novo firmes na fé e caminhada na JMV! Fiquei muito feliz pelo convite de escrever e contar um pouco sobre a missão maravilhosa de ser Presidente Provincial da JMV – Província da Amazônia.  Meu nome é Eduardo Alencar, sou um jovem de Tucuruí – PA, participo da JMV há 7 anos e sou consagrado há 3. Sou jovem dessa linda associação, muito apaixonado pela JMV.

01
Conselho da Província da Amazônia, da esq p/ dir.: Eduardo Rodrigues (Presidente); Berilene Pereira (vice-presidente); Denison Luiz (Secretário); Jhessyca Paes (vice-secretária); Messias Lucas (Tesoureiro) e Brendo Palheta (vice-tesoureiro).

Falar dos desafios de estar a frente, juntamente com o Conselho Provincial, de uma Província tão rica e diversa, requer um olhar para o passado. A Província da Amazônia das Filhas da Caridade, que são nossas maiores apoiadoras para a formação de grupos da JMV,  estará completando 20 anos no próximo dia 23 de fevereiro de 2018, data que nos leva a recordar a caminhada da JMV na Província e  ver o quanto, com a graça de Deus e proteção da Virgem das Graças, temos crescido.

A Juventude Mariana Vicentina na Província da Amazônia, historicamente surgiu na capital, Belém do Pará, antes mesmo quando ainda éramos Província de Fortaleza (as Filhas da Caridade da Amazônia estão celebrando 20 anos desse desmembramento, se tornando Província da Amazônia). Passados alguns anos, com a ajuda das Filhas da Caridade, a JMV se espalhou nos Municípios do Pará: Igarapé-Miri, Cametá, Baião, Águas Lindas (Município de Ananindeua) e mais recentemente, em Tucuruí e Pacajá.

Durante todo esse tempo observou-se a dificuldade de termos grupos JMV em outros estados da Província a não ser o Pará, o próprio Conselho Provincial não existia até 2010, data da primeira Assembleia Provincial no município de Cametá – PA. A distância geográfica impossibilitou o surgimento de núcleos da associação fora do Pará.

Mas com a graça de Deus,  e com o comprometimento das Filhas da Caridade atuantes nos Estados do Amazonas e Roraima, foi possível suscitar em 2015 novos jovens a viver o Carisma Vicentino juntamente com o restante da associação existente na Província. E contando com o fervor missionário de nossa querida Irmã Enilza Pimentel assessora provincial e apoio incondicional de Irmã Rizomar Figueiredo, assessora nacional,  pôde-se fazer o encontro do Regional Iracema, em janeiro de 2017, e também do Regional Parintins, também em Janeiro do mesmo ano. Encontro no qual  eu mesmo tive a graça de participar e foi de enorme importância para firmar de vez grupos da Juventude Mariana Vicentina fora do Pará. Hoje, esses dois Regionais caminham na fé e empenhados na missionariedade vicentina.

A missão de participar do Conselho Provincial da JMV Amazônia, que assumi em 2016, e que outros assumiram antes de mim, é realmente desafiadora. Mas ao mesmo tempo me fez crescer como jovem cristão comprometido com o Projeto de Jesus Cristo, o serviço aos Pobres e também como ser humano consciente de que devo  valorizar a minha vida e a dos outros, particularmente dos jovens que buscam sentido para próprias suas vidas. Tenho certeza que acontece o mesmo com todos aqueles que passaram pelo Conselho JMV Amazônia, que apesar de todas as dificuldades como distância geográfica, custos de viagem e tempo pessoal, sempre se doaram com amor e dedicação. Assim, também me esforço doando minha vida, fazendo o possível para que nossa associação cresça cada dia, mesmo em cantos mais remotos do nosso Brasil, que tem necessidade da presença de pessoas que vivam o Carisma Vicentino.

Destaque para o trabalho social ativo dos grupos da Amazônia juntamente aos mais necessitados
Destaque para o trabalho social dos grupos da Amazônia juntamente aos mais necessitados.

Empenho-me, junto com o Conselho Provincial e contando com a preciosa ajuda de Ir. Rizomar, Ir. Enilza, Ir. Rosa Maria – Visitadora das Filhas da Caridade da Província da Amazônia, Filhas da Caridade assessoras, assessoria leiga,  na evangelização e acompanhamento aos jovens, com especial atenção aos jovens mais Pobres. Que todos nós juntos no seguimento a Jesus Cristo Servo e Evangelizador dos Pobres, bebendo na fonte o Carisma Vicentino, sejamos construtores de uma sociedade mais humana e comprometidos com a vivência da fraternidade.

Peçamos a Deus e à Virgem das Graças que mais pessoas, imbuídas de valores cristãos, dispostas a doar suas vidas aos outros,  venham unir forças conosco  e nossa missão cresça nos caminhos de São Vicente de Paulo, Santa Luísa de Marillac e tantos santos e santas da Família Vicentina.

Deus nos abençoe em nossas conquistas e projetos.

Feliz Natal!  Feliz 2018!

A Jesus com Maria,

Ser, Amar e Construir!

 

Eduardo Rodrigues de Alencar

Presidente Provincial

Província da Amazônia